O que Fazemos
Tratamento de Águas
A água é um dos elementos essenciais para a vida, e tem também um papel preponderante na indústria, nos edifícios e equipamentos desportivos e de lazer, quer nas operações de transferência de calor, quer incorporada no processo, e no uso para consumo humano, piscinas ou duches.
Os serviços de tratamento de água da DPM são assegurados por especialistas, focados na optimização da qualidade dependendo de cada fim a que se destina.
Os Engenheiros da DPM equipados com equipamentos de medição de campo, avaliam os sinais de incrustação, corrosão, deposição de lamas, biofilme, contaminação microbiológica, e definem as melhores estratégias de resolução em 3 vectores:
- Qualidade da água e sua aplicação
- Produtos químicos de alta performance e reconhecida qualidade
- Equipamentos de doseamento e controlo
Principais sistemas:
- Consumo humano
- Processo industrial
- Geradores de vapor e centrais de cogeração
- Torres de arrefecimento / condensadores evaporativos
- Circuitos fechados de arrefecimento/aquecimento
- Piscinas
Prevenção da Legionella
A DPM presta um serviço certificado ISO 9001 de Prevenção e Tratamento da Legionella, de acordo com os requisitos da Lei 52/2018.
Ao identificar os sistemas e equipamentos de risco, a DPM estabelece o plano específico de prevenção e de controlo de Legionella para que cada instalação cumpra com os requisitos legais aplicáveis.
A equipa técnica da DPM executa as ações preventivas regulares, bem como as limpezas e desinfeções de torres de arrefecimento, condensadores evaporativos, redes e depósito de águas, entre outros sistemas de risco.
Em situação de contaminação da água, é de imediato despoletado o plano de ações corretivas, sendo agendada a necessária desinfeção e contranálise. Nestas situações a DPM assegura o necessário suporte técnico na comunicação com as autoridades de saúde.
A vigilância da qualidade da água e do estado de conservação dos equipamentos são o foco da DPM em matéria de prevenção da Legionella, com propostas de melhoria no tratamento e controlo da qualidade da água.
Avaliação de Risco
Identificação exaustiva de todos os equipamentos, redes e sistemas de risco de proliferação e disseminação de Legionella;Tipologia, dimensão e antiguidade dos equipamentos, redes e sistemas;
Caracterização da disposição física e interação com o meio circundante;
Natureza da atividade desenvolvida e grau de utilização dos espaços;
Regime de funcionamento dos equipamentos de risco;
Suscetibilidade da população utilizadora:
Verificação de Planos de prevenção, manutenção e controlo existentes face aos requisitos da Lei 52/2018 e sua regulamentação;
Identificação das ações corretivas e melhorias para cumprimento da legislação e minimização do risco de proliferação e disseminação de Legionella.
Auditoria
Avaliação do estado de conservação dos equipamentos;Identificação de não conformidades construtivas, de instalação ou de localização;
Avaliação da adequação do Plano de Prevenção e Controlo de Legionella em vigor.
Plano de Prevenção e Controlo de Legionella
Elaboração do Plano com base na avaliação de risco;Elaboração do Manual de procedimentos;
Auditorias de seguimento da implementação do plano;
Tratamento de águas, limpeza e desinfeção de equipamentos, redes e sistemas.
Operação e manutenção de ETAR
O tratamento das águas residuais resultantes das atividades humanas, sejam elas domésticas ou Industrias, reveste-se de especial importância na vida das sociedades.
A DPM está organizada no sentido de proporcionar aos seus Clientes um serviço certificado na Operação e Manutenção de Sistemas de Tratamento de Águas Residuais (ISO 9001:2015), em que se destaca:
- Arranque, operação e manutenção de ETAR, ETARI, EEAR e EPTAR, em regime de avença ou concessão;
- Assistência técnica à operação e controlo de qualidade de águas e águas residuais;
- Fornecimento e montagem de equipamentos de tratamento de águas residuais;
- Fornecimento de reagentes a aplicar nos processos de tratamento de águas residuais;
- Consultoria no diagnóstico e definição de estratégias a implementar na resolução de problemas operacionais nos processos de tratamento de ETAR, ETARI, EEAR e EPTAR;
- Caraterização de águas residuais;
- Instalação e assistência em sistemas de reaproveitamento efluentes, resultantes dos processos de tratamento de águas residuais;
A DPM garante o tratamento de águas em cerca de 120 Estações de Tratamento de Águas de Águas Residuais.
Qualidade do Ar Interior
Mais de 90% do nosso tempo é passado no interior de Edifícios, em que o ar pode ser 2 a 10 vezes mais poluído que o ar exterior (EPA).
Serviço Certificado ISO 9001:2015
A DPM, através do serviço certificado Avaliação da Qualidade do Ar Interior, identifica os principais poluentes de modo a minimizar o risco para a saúde dos ocupantes dos edifícios.
Este Serviço inclui:
- Caracterização do edifício e sistemas de ventilação e climatização
- Controlo analítico do ar
- Avaliação do ambiente térmico
- Avaliação de contaminantes químicos
- Avaliação das condições higiénicas do sistema AVAC
- Determinação da capacidade de filtragem do sistema
- Determinação dos caudais de renovação de ar por espaço
- Inspecção de equipamentos e condutas
